Como a Chevrolet Montana se prepara para enfrentar Oroch, Toro e Strada?

22 DE DEZEMBRO DE 2022 Notícias

Picape intermediária se vale do motor turbo em todas as versões, mas terá porte menor que a Fiat Toro

Legenda da Imagem
Chevrolet Montana Divulgação

Na última semana, a Chevrolet finalmente revelou por completo a nova Montana. Ao contrário da antiga geração, a picape passará a atuar em um segmento intermediário, junto com Renault Oroch Fiat ToroMas como será que a novidade se posiciona?

Bom, testes e avaliações só serão feitas em um momento futuro, mas nada nos impede de comparar os dados divulgados com os já conhecidos das rivais. A começar pelo preço.

A Chevrolet divulgou duas versões: LTZ, tabelada em R$ 134.490, e Premier, vendida por R$ 140.490. No entanto, é provável que ao longo de 2023 novas versões sejam lançadas com valores inferiores. Também não está claro se esse preço só será praticado durante a pré-venda.

Com preço parecido com a Montana topo de linha, as marcas oferecem propostas diferentes. A Renault Oroch aparece também na versão topo de linha, que tem preço sugerido de R$ 145.700. Já a Fiat Toro aparece na configuração de entrada, a Endurance, que é tabelada em R$ 143.500.

Vantagem no preço, desvantagem no porte

Quem esperava uma rival direta da Toro talvez tenha ficado decepcionado. A Montana está um degrau abaixo em porte no comparativo com a Toro. Na verdade, sua rival mais parecida é a Oroch.

Enquanto a Montana 2023 tem 4,72 metros de comprimento e 1,8 m de largura, a rival francesa tem 4,71 m de comprimento e 1,83 m de largura.

Só que terá uma grande vantagem na caçamba contra a Oroch, são 874 litros da GM contra 683 da Renault. Vale ressaltar que a Chevrolet não divulgou todos os dados. Ainda assim, confira os dados das duas rivais diretas:

  • Fiat Toro: 4,94 m de comprimento, 1,84 m de largura, 2,99 m de entre-eixos, 1,73 m de altura e 937 litros de caçamba.
  • Renault Oroch: 4,71 m de comprimento, 1,83 m de largura, 2,82 m de entre-eixos, 1,63 m de altura e 683 litros de caçamba.

Para efeitos de comparação, confira as medidas da Fiat Strada, que talvez vire rival das versões mais básicas:

  • Fiat Strada: 4,48 m de comprimento, 1,73 m de largura, 2,73 m de entre-eixos, 1,59 m de altura e 844 litros de caçamba.

 

Desempenho e consumo

Todas as versões da Montana serão dotadas do motor 1.2 três-cilindros 12V turbo flex, com injeção indireta de combustível, do Tracker Premier. Esse propulsor 133 cv e 21,4 kgfm com etanol.

Ele é menos potente que os rivais turbinados. A Duster Oroch tem um motor 1.3 turbo de 170 cv e 27,5 kgfm de torque, enquanto a Fiat Toro também utiliza um motor 1.3 turbo, mas com 185 cv e 27,5 kgfm de torque.

A vantagem, ao menos comparando todas com câmbio automático, está no consumo rodoviário usando gasolina, onde a Montana faz até 13,3 km/l, segundo a Chevrolet. A Toro faz 11,6 km/l e a Oroch 11 km/l.

A Chevrolet também afirma que a Montana 1.2 turbo com câmbio manual será a mais rápida do segmento, no entanto, não divulgou qual o 0 a 100 km/h da picape. Vale lembrar que as duas rivais não possuem versões turbo com câmbio manual.

Itens de série

A Chevrolet não liberou todos os equipamentos da Montana e nem quais itens estarão em cada versão. Sabemos que terá seis airbags, que é mais do que os dois oferecidos pela Oroch. Haverá central multimídia com Wi-Fi, OnStar e Apple CarPlay e Android Auto sem fio, sensor e câmera de ré, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e rodas de 17 polegadas.

A Oroch é a mais defasada do trio, já que dos itens citados tem apenas a central multimídia, que possui menos recursos, câmera de ré e sensor de estacionamento.

Já a Toro contra-ataca com a presença da central multimídia com recursos similares ao da Motana e cluster de instrumentos digital. Há sensor de estacionamento traseiro, mas fazem falta a câmera de ré e os itens de assistência ao motorista, que só aparecem em versões mais caras.

Ainda é cedo para afirmar se a Montana fará sucesso, ainda que as 2.000 unidades da pré-venda já tenham esgotado. Fato é que o produto parece bem posicionado e deve incomodar as versões topo da Strada, de entrada da Toro e todas da Oroch.

Fonte: Redação Autoesporte

 

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